Projeto Parcerias da Paisagem

Item Name

Projeto Parcerias da Paisagem

O Projeto Parcerias da Paisagem tem como objetivo identificar e promover oportunidades de conservação e restauração na região de entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí e teve início em 2012 pelo Instituto Earthwatch do Brasil. Em 2013 o Instituto Earthwatch firmou parceria com o Instituto Caeté-Açu para o desenvolvimento de diversas atividades deste projeto em conjunto. O projeto segue os preceitos do desenvolvimento sustentável, integrando sociedade, meio ambiente e economia. Na primeira etapa foi realizado o mapeamento de 67.000 ha (em uma resolução fina de 1:3000) de 15 microbacias, quanto ao tipo de uso e cobertura do solo e as Áreas de Preservação Permanente que devem ser restauradas segundo o novo Código Florestal. Foi obtido um levantamento da percepção ambiental de 190 proprietários rurais do entorno do PNSI e realizadas 3 oficinas para a apresentação dos resultados e informações sobre legislação ambiental e oportunidades para a restauração e conservação, com a entrega de 300 cartilhas com todo o conteúdo apresentado. Além das oficinas, percorremos 600 km na região para distribuir mais 300 cartilhas para prefeituras, líderes comunitários, associações de moradores, igrejas e escolas. A partir das informações do mapeamento das áreas que precisam ser restauradas e dos resultados obtidos com as entrevistas sobre o interesse dos proprietários em restaurar, foi elaborado o mapa de áreas prioritárias para restauração das 15 microbacias. Também foram realizados dois Diálogos Ambientais com órgãos governamentais e representantes de diversas entidades, para fortalecer a comunicação sobre iniciativas de restauração existentes e planejadas, discutir oportunidades e barreiras para restauração e identificar incentivos governamentais para restauração da região.

Item Name

O Gerente de Estratégias e Planejamento de Mudanças Climáticas da Secretária de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, esteve presente nos dois eventos apresentando a lei de Pagamento por Serviços de Ecossistemas no Estado as iniciativas já existentes. No final do ano de 2016 a Earthwatch do Brasil encerrou as suas atividades e o Instituto Caeté-Açu firmou um contrato com o Earthwatch Institute (UK) para a continuidade do projeto, por meio da aprovação do Parcerias da Paisagem II com recursos do fundo: The Shell Earthwatch Stakeholder Engagement Fund. Dentre as atividades da segunda etapa do projeto podemos cita

- Elaboração do mapa de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no entorno do PNSI usando técnicas de modelagem de nicho ecológico e priorização;

- Elaboração de mapas de áreas prioritárias para restauração no entorno do PNSI a partir da análise realizada do novo Código e da percepção ambiental com a análise de prioridade para a conservação da biodiversidade.

- Elaboração de mapa de áreas prioritárias para a restauração a fim de aumentar a conectividade da paisagem das Bacias do Itajaí e Tijucas (1,8 mil hectares). Foram avaliados dois fatores importantes para a manutenção e incremento dos benefícios ecológicos: conectividade e biodiversidade, representada pela distribuição potencial de espécies. Ao identificar esses locais, é possível propor a criação de corredores ecológicos nesta paisagem a fim de destinar maiores esforços de restauração florestal, buscando conservar e aumentar a qualidade ambiental da região. Essa análise é o primeiro passo para entender a paisagem e decidir onde alocar esforços a princípio, sendo um guia para tomadores de decisão.

Item Name

- Apresentação dos resultados do Projeto e oportunidades para a restauração e conservação na região, para representantes das prefeituras municípios do Médio Vale durante reunião na AMMVI e novamente com a parceria do Gerente de Estratégias e Planejamento de Mudanças Climáticas da Secretária de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, apresentando a lei de Pagamento por Serviços de Ecossistemas no Estado e as iniciativas existentes.

- Reunião com FATMA e Instituto Çarakura para participação na aplicação do ROAM (Restoration Opportunities Methodology Assessment) para o Plano de Restauração do Estado de Santa Catarina.

- Implementação de modelos de restauração ecológica em propriedades rurais localizadas no entorno do PNSI, em parceria com o município de Indaial.

- Realização de oficinas sobre sustentabilidade, restauração e serviços ecossistêmicos para 400 jovens de escolas localizadas nos nove municípios abrangidos pelo PNSI e Concurso de fotografia “Restauração para a vida” com o prêmio Vivência: Cientistas em campo.

- Vivência “Cientistas em campo: promovendo soluções para um planeta mais sustentável”, realizada durante um dia, em uma eco-pousada, localizada na comunidade Nova Rússia em Blumenau, no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Os alunos da turma vencedora, participaram de atividades de pesquisa com aves e mamíferos, análise de qualidade da água e fizeram uma trilha ecológica.

Item Name

- Participação no encerramento do Junho Verde de Blumenau na Universidade Regional de Blumenau com a palestra “Projeto Parcerias da Paisagem: oportunidades de conservação e restauração da Mata Atlântica”.

- Participação nas reuniões do GTEAL (Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local).

- Participação no III EBEA – Encontro Blumenauense de Educação Ambiental de Blumenau, com a oficina Restauração para a Vida para educadores e alunos de escolas públicas.

- Participação nas reuniões do Conselho Gestor do PNSI para a apresentação de todas as atividades e resultados alcançados.

- Apresentação dos resultados do Projeto no SER – Society Ecology for Restoration – Congresso Internacional de Restauração Ecológica e realização do mini-curso SAFs – Sistemas Agroflorestais.

Equipe técnica:

Etapa 1

Dra. Ana Paula Giorgi

Coordenadora de Pesquisa Earthwach Brasil, idealizadora do Projeto

Dra. Morena Mills

Pesquisadora Universidade de Queensland

Item Name
Ma. Thaís Azevedo

Analista de Pesquisa Earthwach Brasil

Ma. Cintia Gruener

Ma. Claudia Brandt

Bruna Savi

Instituto Caeté-Açu

Chrislaine Souza

Gerente de projetos da Earthwatch Brasil

Arthur Nobre

Coordenador de Programa da Earthwath Brasil

Sérgio Nunes

Presidente da Earthwatch Brasil

Karine Costa

Consultora de Ecologia de Paisagem

Bruno Stefano de Oliveira Fedel Pinto

Consultor de Geoprocessamento

Etapa 2

Ma. Cintia Gruener, Ma. Thaís Azevedo, Ma. Claudia Brandt e Ma. Juliano Albano


Name Surname
Name Surname
Name Surname


Name Surname
Name Surname
Name Surname



Name Surname
Name Surname
Name Surname


Nossos projetos